Varejo sensorial como utilizar a percepção para atrair e cativar clientes
PÚBLICO-ALVO:
- Profissionais de varejo, que tenham interesse em construir ambientes de loja mais envolventes e persuasivos.
- Proprietários e gerentes de lojas que tenham interesse em compreender como é possível envolver sensorialmente os clientes.
- Estudantes de marketing, propaganda e administração que queiram se especializar em marketing sensorial.
OBJETIVO:
O workshop apresentará instrumentos, metodologias e recursos fundamentados na neurociência para que os profissionais do varejo possam criar ambientes que afetam de forma favorável a percepção do consumidor. Como a composição de vitrines, ambientação de loja, utilização de cores e sons e, sobretudo, o marketing olfativo, podem imprimir uma experiência marcante no consumidor. Discutiremos como os recursos visuais e olfativos podem ser utilizados de forma a influenciar positivamente a cognição do consumidor.
O workshop terá demonstrações aplicadas utilizando ferramentas de neurociência e sessões de preparação de produtos perfumados com fins de odorização em ambientes interno e externo. Ao final do evento, os participantes estarão aptos a avaliar sensorialmente o ponto de venda e fazer as adaptações necessárias para um ambiente mais favorável às vendas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE 1- O CÉREBRO, O CONSUMO E O VAREJO
- A neurociência do consumidor: os processos cognitivos e emocionais da compra.
- A visão, tato, olfato e audição: a neurociência da venda.
- O olfato e as emoções: capturando o consumidor pelo cheiro.
- Os ganhos exponenciais da multissensorialidade.
- Branding olfativo e estratégias de odorização do ponto de venda.
PARTE 2- PRINCÍPIOS SENSORIAIS OLFATIVOS PARA CONQUISTAR E ENCANTAR SEU CLIENTE
- A diferença entre cheirinho de loja e estratégias de odorização.
- Os principais ingredientes dentro de um produto perfumado.
- Uso de técnicas assertivas para sucesso num desenvolvimento para o varejo de um produto perfumado.
- Como conquistar e encantar seu cliente dentro de seu estabelecimento por meio do uso sensorial olfativo.
- Principais experiências sensoriais olfativas (Sensory Practice).
TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO CERTIFICADOS REFERENTE A 8 HORAS DE CURSO.
Desconto especial para estudantes e associados da Fecomércio
PALESTRANTES
Airton Rodrigues: Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, MBA em Marketing pela USP/FUNDACE, Administrador de empresas pela Universidade Mackenzie. Mais de 15 anos de experiência em pesquisa e inteligência de mercado, com atuação no papel de consultor junto as principais empresas de pesquisa do páís. Diversos projetos realizados para as áreas de varejo, agronegócios, farmacêutica, bancos, educacional, químico, cosméticos, aeroportuária, entre outros. Organizador dos livros "Indicadores de Marketing" e "Pesquisa mercadológica". Sócio proprietário da Popmind Pesquisas, empresa especializa pesquisa aplicada em neurociência do consumidor para projetos de comunicação e shopper. Docente em cursos graduação e pós-graduação.
Celio Takashi Higuchi: Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara, Especialista em Gestão Empreendedora (2016) pelo Senac, SP. Desde 2007 exerce função como docente na área estética e cosmética. Ministra aulas em diversas instituições de ensino em nível de Pós-Graduação. Experiência como coordenador no Curso de Pós-Graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética (2010-2014) e docente responsável pelas disciplinas em Cosmetologia no Curso de Estética. Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Tecnologia de Cosméticos na Fatec Diadema Luigi Papaiz. Pesquisador e Docente no Segmento da Perfumaria. Orienta diversos trabalhos nesta área. Revisor Técnico da Quarta Edição do Livro Milady Dicionário Cengage Learning e Autor de Capítulos no livro Milady Cosmetologia Orientações e Negócios e Ciências Gerais. Publicou capítulo de livro sobre assunto "Uso de Fragrâncias para Diversos Fins". Atualmente é colunista no site Negócio de Estética.