Curso Web Streaming
Incentivando Esportes
Início 12/11 até 17/11
Avenida Paulista, 1776, São Paulo, SP, Brasil
Curso Web Streaming
O curso aborda os principais conceitos da Web Streaming. O curso acontecerá em módulo presencial, realizado na cidade de São Paulo e módulo online.
Conteúdo do curso:
Streaming na teoria e na prática
Instrumentalização para conteúdo ao vivo
Tecnologia no Streaming
Distribuição de conteúdo
Metodologia:
Aulas online e presenciais
Aula prática
Público alvo: O curso está direcionado aos profissionais de comunicação de jornalismo que tenham interesse em aprender sobre a produção de conteúdo ao vivo.
Cronograma do curso:
Período:
10 – 15 de dezembro
Aula 1 (Online): Streaming na teoria e na prática: história e formas de fazer
A primeira aula pretende contextualizar as novas práticas de streaming com o mercado esportivo atual, dando noções da evolução das transmissões ao vivo da televisão às redes sociais.
Temas a serem abordados: direito esportivo, conteúdos de bastidores de clubes, relação atleta-fã, o protagonismo das federações e confederações, novos formatos de vídeo, segunda tela de partidas e competições esportivas, destinos possíveis de uma transmissão ao vivo.
Aula 2 (Online): Do roteiro ao improviso: instrumentalização para um conteúdo ao vivo bem sucedido
A segunda aula enumera as preocupações para a realização de um bom produto esportivo ao vivo. Da criação à distribuição, são várias etapas importantes para que o conteúdo tenha audiência ou visualizações, compartilhamentos, curtidas e retenção de usuários.
Temas a serem abordados: a importância do roteiro, a identificação do público-alvo, o uso da câmera ideal, a direção de cena, a escolha dos apresentadores, a convocação da equipe por vocação, a figura do influenciador digital, o set padrão para uma transmissão ao vivo, os equipamentos necessários para um evento ao vivo de pequeno, médio e grande porte e as funções de cada um.
Aula 3 (Online): Sempre nova: a constante evolução tecnológica no streaming ao vivo
A terceira aula traz exemplos comparativos das tecnologias de captação, corte, pós-produção e transmissão disponíveis hoje no mercado, atendendo diferentes pretensões e bolsos.
Temas a serem abordados: RF versus IP na Copa do Mundo, o corte feito em qualquer device, os switchers NDI da Newtek, as câmeras 4K e 8K, as câmeras PTZ, a tecnologia disruptiva da LiveU, as soluções completas e autônomas da Automatic TV, configurações para produções remotas e com múltiplos pontos ao vivo, o desafio da comunicação, a importância da internet dedicada, a transmissão multiponto.
Aula 4 (Online): Distribuição: TV, redes sociais ou OTTs, eis a questão
A quarta aula expõe as diferentes estratégias de distribuição de conteúdo ao vivo, pensando no custeamento de programas e retorno comercial. Entender o mercado de hoje é dar a devida importância a todas as janelas de exibição. Na internet, a produção ao vivo é produzida de acordo com a linguagem de seu destino final.
Temas a serem abordados: a vocação das principais redes sociais, o cross post e a concentração de audiência, a corrida inicial por inscritos e seguidores, o diálogo harmônico entre TV e internet, as possibilidades de custeamento de um programa ao vivo, as ferramentas de monetização, as possibilidades de gerenciamento de conteúdo e leads das OTTs, alguns exemplos de escolhas distintas de Tvs, clubes, federações e confederações.
Aula 5 (Online): Recapitulação dos temas e tirar dúvidas
Aula 6 (Presencial): Aula Prática
Carga Horária: 16 horas
Professores:
Fábio Eitelberg
• Formado em Comunicação Social pela ESPM e Jornalismo pela Casper Líbero
• Foi produtor de séries especiais do SBT de 2005 a 2009
• Apresentador e repórter da Univesp TV de 2009 a 2016
• Sócio Diretor da Everstream
A Everstream é uma produtora especializada em vídeo ao vivo. Tem como principais clientes: Redbull, Bradesco, Conspiração FIlmes, Ambev, Santos TV, TV Palmeiras, TV Corinthians, CBV- Confederação Brasileira de Voleibol, CBHb-Confederação Brasileira de Handebol e Federação Paulista de Futebol.
João Ramirez
João Ramirez é Produtor Associado e Diretor Executivo da Everstream e Fundador da 365Causas. Foi estrategista de comunicação da campanha de Alessandro Molon à Prefeitura do Rio, pela Rede, em 2016, estrategista digital e membro do secretariado da Aliança pela Água, consultor de estratégia digital da campanha de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência, pelo PSB/Rede, em 2014, consultor de inovação em projetos de inovação no Cenpec, co-criador da campanha Floresta Faz a Diferença, consultor de estratégia digital da campanha de Marina Silva à Presidência, pelo PV, em 2010 e consultor em dezenas de projetos de e-commerce, TV, web e telefonia móvel, incluindo cases para Braztoa, MVL Comunicação, Instituto Socioambiental, FOIRN, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Gold Editora, Editora Última Instância, AACD, Editora Rickdan, UOL, TV+, Band, MKD Comunicação, Paulo Coelho, Amazon, etc. Palestrante e professor de inovação e empreendedorismo.
Pagamento Via Depósito Bancário, enviar o comprovante de depósito para o e-mail: [email protected]
Itaú
Agência: 8172
Conta – Poupança: 500 06735 – 0
Pedro Fagundes de Almeida Rivera
374.808.118-96
Primeiro lote até dia: 25/10 – pode ser parcelado em 3 x em deposito
*Primeiro Pagamento até 07/09, Segundo Pagamento até 23/09 e Terceiro Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 200,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 350,00
Segundo lote até dia: 15/11 – pode ser parcelado em 2x em deposito
* Primeiro Pagamento até 24/09, Segundo Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 250,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 400,00
Terceiro lote até dia: 09/12 – pode ser parcelado em 1x em deposito
* Primeiro Pagamento até 30/09, Segundo Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 300,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 450,00
Dúvidas
enviar email para [email protected]
Conteúdo do curso:
Streaming na teoria e na prática
Instrumentalização para conteúdo ao vivo
Tecnologia no Streaming
Distribuição de conteúdo
Metodologia:
Aulas online e presenciais
Aula prática
Público alvo: O curso está direcionado aos profissionais de comunicação de jornalismo que tenham interesse em aprender sobre a produção de conteúdo ao vivo.
Cronograma do curso:
Período:
10 – 15 de dezembro
Aula 1 (Online): Streaming na teoria e na prática: história e formas de fazer
A primeira aula pretende contextualizar as novas práticas de streaming com o mercado esportivo atual, dando noções da evolução das transmissões ao vivo da televisão às redes sociais.
Temas a serem abordados: direito esportivo, conteúdos de bastidores de clubes, relação atleta-fã, o protagonismo das federações e confederações, novos formatos de vídeo, segunda tela de partidas e competições esportivas, destinos possíveis de uma transmissão ao vivo.
Aula 2 (Online): Do roteiro ao improviso: instrumentalização para um conteúdo ao vivo bem sucedido
A segunda aula enumera as preocupações para a realização de um bom produto esportivo ao vivo. Da criação à distribuição, são várias etapas importantes para que o conteúdo tenha audiência ou visualizações, compartilhamentos, curtidas e retenção de usuários.
Temas a serem abordados: a importância do roteiro, a identificação do público-alvo, o uso da câmera ideal, a direção de cena, a escolha dos apresentadores, a convocação da equipe por vocação, a figura do influenciador digital, o set padrão para uma transmissão ao vivo, os equipamentos necessários para um evento ao vivo de pequeno, médio e grande porte e as funções de cada um.
Aula 3 (Online): Sempre nova: a constante evolução tecnológica no streaming ao vivo
A terceira aula traz exemplos comparativos das tecnologias de captação, corte, pós-produção e transmissão disponíveis hoje no mercado, atendendo diferentes pretensões e bolsos.
Temas a serem abordados: RF versus IP na Copa do Mundo, o corte feito em qualquer device, os switchers NDI da Newtek, as câmeras 4K e 8K, as câmeras PTZ, a tecnologia disruptiva da LiveU, as soluções completas e autônomas da Automatic TV, configurações para produções remotas e com múltiplos pontos ao vivo, o desafio da comunicação, a importância da internet dedicada, a transmissão multiponto.
Aula 4 (Online): Distribuição: TV, redes sociais ou OTTs, eis a questão
A quarta aula expõe as diferentes estratégias de distribuição de conteúdo ao vivo, pensando no custeamento de programas e retorno comercial. Entender o mercado de hoje é dar a devida importância a todas as janelas de exibição. Na internet, a produção ao vivo é produzida de acordo com a linguagem de seu destino final.
Temas a serem abordados: a vocação das principais redes sociais, o cross post e a concentração de audiência, a corrida inicial por inscritos e seguidores, o diálogo harmônico entre TV e internet, as possibilidades de custeamento de um programa ao vivo, as ferramentas de monetização, as possibilidades de gerenciamento de conteúdo e leads das OTTs, alguns exemplos de escolhas distintas de Tvs, clubes, federações e confederações.
Aula 5 (Online): Recapitulação dos temas e tirar dúvidas
Aula 6 (Presencial): Aula Prática
Carga Horária: 16 horas
Professores:
Fábio Eitelberg
• Formado em Comunicação Social pela ESPM e Jornalismo pela Casper Líbero
• Foi produtor de séries especiais do SBT de 2005 a 2009
• Apresentador e repórter da Univesp TV de 2009 a 2016
• Sócio Diretor da Everstream
A Everstream é uma produtora especializada em vídeo ao vivo. Tem como principais clientes: Redbull, Bradesco, Conspiração FIlmes, Ambev, Santos TV, TV Palmeiras, TV Corinthians, CBV- Confederação Brasileira de Voleibol, CBHb-Confederação Brasileira de Handebol e Federação Paulista de Futebol.
João Ramirez
João Ramirez é Produtor Associado e Diretor Executivo da Everstream e Fundador da 365Causas. Foi estrategista de comunicação da campanha de Alessandro Molon à Prefeitura do Rio, pela Rede, em 2016, estrategista digital e membro do secretariado da Aliança pela Água, consultor de estratégia digital da campanha de Eduardo Campos e Marina Silva à Presidência, pelo PSB/Rede, em 2014, consultor de inovação em projetos de inovação no Cenpec, co-criador da campanha Floresta Faz a Diferença, consultor de estratégia digital da campanha de Marina Silva à Presidência, pelo PV, em 2010 e consultor em dezenas de projetos de e-commerce, TV, web e telefonia móvel, incluindo cases para Braztoa, MVL Comunicação, Instituto Socioambiental, FOIRN, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Gold Editora, Editora Última Instância, AACD, Editora Rickdan, UOL, TV+, Band, MKD Comunicação, Paulo Coelho, Amazon, etc. Palestrante e professor de inovação e empreendedorismo.
Pagamento Via Depósito Bancário, enviar o comprovante de depósito para o e-mail: [email protected]
Itaú
Agência: 8172
Conta – Poupança: 500 06735 – 0
Pedro Fagundes de Almeida Rivera
374.808.118-96
Primeiro lote até dia: 25/10 – pode ser parcelado em 3 x em deposito
*Primeiro Pagamento até 07/09, Segundo Pagamento até 23/09 e Terceiro Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 200,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 350,00
Segundo lote até dia: 15/11 – pode ser parcelado em 2x em deposito
* Primeiro Pagamento até 24/09, Segundo Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 250,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 400,00
Terceiro lote até dia: 09/12 – pode ser parcelado em 1x em deposito
* Primeiro Pagamento até 30/09, Segundo Pagamento até 10/10
Valor OnLine: R$ 300,00
Valor Online + Aula Presencial: R$ 450,00
Dúvidas
enviar email para [email protected]